London Lives 1690 to 1800

London Lives 1690 to 1800: crime, proverty and social policy in the Metropolis

Disponibilização, em formato digital e totalmente pesquisável, de um grande número de fontes primárias sobre Londres no séc. XVIII. Os recursos incluem mais de 240 000 páginas manuscritas e impressas provenientes de oito arquivos londrinos, e são complementados por quinze bases de dados criadas no âmbito de outros projectos, com informação criminal, médica e assistencial. Dá acesso a informação de mais de 3 350 000 “name instances”, o que possibilita aos utilizadores associar os registos relativos a um indivíduo e compilar informação biográfica sobre os mais bem documentados. Ao colocar a ênfase nas pessoas, ao invés das instituições, é um recurso importante para a construção da história das pessoas comuns e compreender o papel dos plebeus na evolução das práticas sociais nas metrópoles modernas.

O projecto foi financiado pelo Economic and Social Research Council e contou com o apoio das Universidades de Hertfordshire e Sheffield. Em termos técnicos a digitalização dos materiais foi feita pelo Higher Education Digitisation Service, da Universidade de Hertfordshire, que também supervisionou o processo de dactilografia dos textos manuscritos. A utilização do site implica um registo, mas o mesmo é gratuito.

No site do projecto existe ainda uma wiki construída pelos utilizadores registados com base nas informações recolhidas na documentação disponibilizada.

Disponível em:  http://www.londonlives.org/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s